sábado, 31 de maio de 2008

Kiko chuta que é laço!



Tem que rir... Fazer o quê?

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Identificando as denominações protestantes


A maioria das pessoas acreditam que existem apenas duas denominações de igrejas cristãs: a católica e a evangélica, só que essa classificação errônea não leva em consideração as diferenças de ideologias entre elas, por exemplo, se compararmos a IURD com a Luterana, observaremos diferenças gritantes.

Especificarei abaixo as principais denominações cristãs reformadas descritas pelo sociólogo Max Weber em seu livro “A ética protestante e o espírito do capitalismo”.


Luterana
Criada pelos seguidores do teólogo alemão Martinho Lutero, é sempre relacionada com a reforma protestante que se deu início na Alemanha em 1517, quando o mesmo fixou à porta da Catedral de Wittenberg 95 teses criticando a atuação da igreja católica (a única cristã existente oficialmente até aquele momento).
Defende a Salvação pela graça e não pela compra de indulgências e a livre interpretação da Bíblia.
Seu objetivo inicial era reformar a igreja católica e não criar uma nova denominação, mas com o tempo formou-se um grupo separado de cristãos com essas idéias, fundando a Igreja Luterana.


Presbiteriana
Baseada nos ensinamentos do teólogo francês João Calvino, essa igreja surgiu a partir da reforma protestante na Escócia, liderada pelo John Knox.
Acredita no princípio da predestinação, ou seja, que Deus predefine o futuro dos indivíduos, inclusive o lugar para onde irão na vida pós-morte.



Metodista

Com o objetivo inicial de reformar a igreja católica inglesa, esse movimento foi liderado por João e Carlos Wesley.
Defende o estudo metódico das Escrituras e busca a relação pessoal com Deus.




Batista
Liderados por John Smyth, foi criada por um grupo de refugiados ingleses enquanto iam para a Holanda.
Defende o livre arbítrio (o indivíduo é livre para escolher a salvação, ou não) e o batismo por imersão.



Além dessas denominações estudas por Weber, destaco também:



Pentecostais
Teve início no avivamento da Rua Azuza ocorrida em 1906, nos EUA, onde houve manifestações de glossolalia, curas, profecias, interpretação de línguas, discernimento de espíritos, dentre outros.
Com o aumento de freqüentadores, o movimento passou a ser chamado de Missão da Fé Apostólica da Rua Azuza.
Surgiram então, orientados pela chamada teologia do Espírito Santo, várias denominações como as Assembléias de Deus, a Igreja Pentecostal Unida e a Congregação Cristã no Brasil.


Neopentecostais
Comporta denominações oriundas das Igrejas Pentecostais e das cristãs tradicionais.
Surgiu 60 anos após o inicio do movimento pentecostal nos EUA.
Além da teologia do Espírito Santo, tem como base a teologia da prosperidade, ou seja, justificam o seu fracasso no pecado ou falta de fé. Aqui também é fácil identificar a teologia de Kenneth Hagin e outras que causam polêmicas como a unção do riso, do sopro, da capa, as maldições hereditárias, possessão de fiéis e outras coisinhas mais.
São exemplos de denominações neopentecostais a Igreja Internacional da Graça de Deus, a Igreja Apostólica Renascer em Cristo, Comunidades Cristãs e igrejas recentes (aquelas que abrem nas esquinas, onde antes era uma padaria ou um cinema).
A IURD (Igreja Universal do Reino de Deus) não é freqüentemente considerada neopentecostal pela sua forte teologia da prosperidade e exorcismo.


É impressionante que, embora tão diferentes, essas denominações são identificadas apenas como ‘evangélicas’.
Essas são as que considero principais, espero que tenha servido para entender melhor a história e ideologia de cada uma delas.