segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Jovens drogados ou droga de igreja?


Ontem fui à apresentação da minha sobrinha que ocorreu numa igreja tradicional (como você deve ter pensado foi na Igreja Assembléia de Deus) e logo fui obrigado a refletir sobre alguns questionamentos que me incomodavam.

Quando chegamos fomos calorosamente recebidos por irmãs de cabelo comprido e irmãos de terno. Logo vi o púlpito lotado de pastores, presbíteros, diáconos, obreiros, auxiliares de trabalho e mais alguns cantores convidados.

Pra ser franco, eu não estava mais acostumado com a rotina dos cultos da IAD, aquela coisa de louvor, louvor, louvor, louvor, hinos pré-históricos da harpa cristã, louvor de novo, visitantes, ofertas e pregação.

Eu me converti nessa igreja, mas já faz uns sete anos que não congrego mais lá e desde então faço parte de uma comunidade cristã (igreja pequena de uns 100 membros e sem usos e costumes) e talvez por isso tivesse estranhado tanto.

Por coincidência naquele dia era “culto da mocidade” e por isso foi todo liderado por jovens. E como tinham jovens! Só o grupo de louvor deles tinha 37 pessoas (sim, eu contei...), cerca de um terço dos membros daquela igreja.

Há muito tempo tento entender como a IAD consegue, mesmo com todas as suas regrinhas básicas, atrair tantos jovens. Onde congrego, atualmente, nem um Mega evento com o United seria capaz de trazer 37 jovens!

A IAD não faz grandes shows, não coloca luzes coloridas nem fumaça de gelo seco na igreja, não tem rock ou tuntz tuntz e mesmo assim jovens são atraídos por ela. Na verdade não pela igreja, mas pela doutrina rígida que ela prega (sim, acreditem!).

O grande erro das igrejas atuais é tentar se parecer com as baladas seculares que vemos por aí. É evidente que essa é uma boa estratégia, mas acaba atraindo jovens pelo motivo errado.

Vou dar um bom exemplo que ocorreu na minha igreja. Para atrair os jovens, durante três meses foi realizada uma gincana e aparentemente tinha dado certo. Os encontros de jovens aos sábados tinham mais pessoas do que nos cultos de domingo, só que quando resolveram transformar o entretenimento em culto toda a galera sumiu (olha que era uns 50!).

Isso mostra que estamos tentando competir com algo que nunca vamos conseguir alcançar. Temos que fazer com que os jovens queiram desesperadamente Cristo independentemente de música, filmes ou efeitos especiais.

Cristo atraia multidões com sua Palavra e não com malabarismos ou festinhas com pipoca e brigadeiro.

O nosso “truque na manga” é a Palavra de Deus que modifica vidas, restaura famílias e liberta os cativos. Será que ninguém vê isso? Quantos jovens terão que ir para o inferno até que nossos líderes caiam na real?

Já passou da hora de mudarem de estratégia ou então mais jovens serão perdidos (e infelizmente, posso ser mais um nessa triste estatística).

27 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente essa é uma triste realidade. Nossos jovens estão morrendo dentro das igrejas sem que ninguém faça algo e ainda se dissem serem cheios do Espírito Santo.Então fica uma pergunta no ar: que espirito é esse que não revela a morte dos nossos jovens? Creio que Deus não mudou mas os homens que se dizem serem cheios do Espirito Santo estão sendo enganados ou omissos.

Priscilla disse...

É, Diego, isso aconteceu na minha igreja também.

A Palavra de Deus é muito clara. Ela diz que onde Jesus é levantado Ele atrai muitos para si. A questão é: quantas pessoas querem pagar o preço de levantar o Filho do Homem?

Outra coisa: sei que parece coisa de ortodoxo, mas sua vida cristã não deve, nem pode, depender da sua igreja. Você é templo do Espírito Santo, Deus mesmo habita em você, meu querido. NÃO ABRA MÃO DISSO!!!

Abraços.

http://beadisciple.wordpress.com

Unknown disse...

Tioo Egoo.

eu to lendo teu blog ;O
aiheiuaeha

Amo vc pretinho! Saudades, só faltam 18 dias pra começar as aulas! ^^

Marco Alcantara disse...

Cara eu escrevi um texto de como muitas vezes a igreja expressa a não-graça.

E fico pensando qual deve ser o papel das igrejas e como ela tem formado os jovens e adolecentes para encarar o mundo.

Será que a igreja ensina que é mais fácil se esconder.

Fabiane disse...

totalmente pertinente teu post. a igreja tem que ser diferente, não pode querer fazer as mesmas coisas que o mundo faz para atrair os jovens. mas, ao mesmo tempo, é difícil pedir compromisso e fidelidade pra uma galerinha que quase não tem mais idéia do que é isso.

Daniel disse...

Compartilho dessas idéias.
Nunca é demais enfatizarmos o quanto precisamos de uma renovação nesse sentido.

Suzana disse...

Você escreveu sobre um assunto muito importante. E eu tb acredito que o diferencial em nós nao sao as musicas, nem se pulamos, ou cortamos o cabelo ou deixamos ele crescer, mas sim a transformaçao pelo amor de Deus que habita em nós... e vc nao será mais um desses que olham para tras!
Vc foi ungido para fazer a diferença!
Deus te abençoe mano!

Anônimo disse...

Engraçado esse assunto tem andando na minha cabeça já há alguns meses.
Eu vivo no Canada, e estou cansada de ver as igrejas "mimarem" os jovens para que venham a igreja. Usam de tudo para mante-los na igreja mas não para alimenta-los com a palavra de Deus. Colocam campos de Basktball, mesas de ping-pong, maquinas de jogos e outras coisas mais, mas, com isso tudo so conseguem fazer com os jovens fiquem com vontade do culto acabar para irem jogar ou brincar e a verdadeira razão de irmos a igreja perde-se infelizmente... sinceramente, estou cansada.
Desculpa pelo desabafo.

Deus te abençoe!!

Anônimo disse...

Olá Diego, a paz!

Fazia um tempinho que eu não passava por aqui e me deparei com esse texto... muito bom!

Sou assembleiano desde meus 8 anos. Realmente não há nada de diferencial nos cultos; harpa, doutrina rígida, culto chato. Mas cara... tem muita gente que sente segurança nisso. Jovens também.

Estive por um tempo a frente de uma mocidade com 18 jovens em um bairro de classe média aqui de Sampa. Eles não queriam saber se a música era moderna, se haveria adorações extravagantes ou congressos mirabulantes... eles só precisavam de Deus a falar com eles e buscavam isso onde estivessem.

Parabéns pelo blog, Deus te abençoe!

Renato Oliveira disse...

Paz, meu querido!!!
Olha, realmente diversas comunidades estão usando de estratégias impressionantes para atrair os jovens, mas como foi dito, essas estratégias de certa forma não passam muita segurança, e a cada dia os jovens e não jovens também estão querendo realmente a presença de Deus, são vidas que anseiam pela presença e de certa forma as doutrinas estabelecidas pela igreja faz com que as pessoas levem mais á serio!!!
estou falando isso porque eu me converti na IAD, e nesta igreja havia um grupo de uns 45 jovens, que são uma benção eles se uniam para orações na casa dos irmão etc...
Mas como muitos jovens, acabei saindo de lá para ir para a IEQ e lá também havia muitos jovens mais muitos mesmo só que não levavam nada a serio, o papo lá era ficar, balada etc e a cada mes parecia que os jovens eram substituidos, pois muitos saim da igreja e muitos entravam, o que mostra que não havia um comprometimento!!!
Bom resumindo, quando retornei para a IAD, depois de sentir Muuuita falta, encontrei quase todos aqueles joves de antes somado com mais uns 60,acreditem, hoje nossa mocidade conta com mais de 100 jovens comprometidos com a palavra de Deus!!!

E, Alí Deus tem feito muitos milagres e maravilhas entre os joves, portas abertas, batismo com o Espírito Santo e muita unção!!!
para a Honra e Glória do Nosso Senhor Jesus Cristo!!!

Diego, Deus te abençoe cada dia mais!!!
Graça e Paz!!!

Daniel Moreira disse...

Parabens Pelo Post!!

Ecclesiae Dei disse...

Muito verdadeiro o seu texto!
Grande abraço
Paz e Bem
João Batista

Anônimo disse...

Paz e fogo crentess

Ow.. paulada este post.
É o seguinte, como eu costumo dizer:
A Igreja contemporânea criou um microondas da fé.. antes a comida que era aquecida pelo fogão a lenha e tinha todo aquele sabor, dava sustância mesmo sendo simples.. é aquecida agora por um microondas que faz um "remelexo" com as moléculas de água e deixa a coisa mais desnutrida ou ainda o que o crente das Igrejas tradicionais come .. algo que por mais simples que seja dá força foi substituído por algumas Igrejas por "fast foods" que não permitem sequer virar a esquina para roncar a barriga.
ESTE É O POBREMA!!
Assim como este exemplo que citei são as Igrejas que nascem a cada dia com estratégias diferentes.
Tá! Atraem vidas com estas diferentes formas de evangelização mas não ensinam os princípios básicos do evangelho. Logo quem comeu daquele "fast food" não está tão forte quanto aquele que comeu da famosa comida feita no fogão a lenha com muito amor.. simples mas que sustenta.
Este é o "pobrema"!

Anônimo disse...

Nossa!
Comentário muito, muito,muito bom !!

Que Deus o abençoe ricamente!
Sou da Igreja do Evangelho Quadrangular e tenho esta mesma visão!

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Rafael Franco, eu sou dono do Blog

www.consideracoes.com.br, eu pretendo abrir no meu site

uma área de parceiros no rodapé do site, gostaria de

saber se você tem interrese em parceria.

Eu colocaria um link para o seu blog, e você um para o

meu.

Caso tenha interesse me contate no msn r@rfranco.org

Abraço.

Nana disse...

QUE PENA...
CAÍ E NÃO CONSIGO LEVANTAR!
(Fragmentos da carta de um filho drogado ao seu pai)


“ PAI, ACHO QUE NESTE MUNDO NINGUÉM CHEGOU A DESCREVER O SEU PRÓPRIO CEMITÉRIO. NÃO SEI COMO O MEU PAI VAI RECEBÊ-LA (...) SINTO MUITO, MEU PAI, ACHO QUE ESTE DIÁLOGO É O ÚLTIMO QUE TENHO COM O SENHOR. SINTO MUITO MESMO. ESTÁ EM TEMPO DO SENHOR SABER A VERDADE... ATRAVÉS DE UM CIDADÃO VESTIDO ELEGANTEMENTE E BEM FALANTE, FOI-ME APRESENTADO O MEU FUTURO ASSASSINO: O TÓXICO (...). NO COMEÇO FORAM AS TONTURAS, DEPOIS A FANTASIA E A SEGUIR A ESCURIDÃO. NÃO FAZIA NADA SEM QUE O TÓXICO ESTIVESSE PRESENTE. DEPOIS VEIO A FALTA DE AR, MEDO, ALUCINAÇÕES, DEPOIS EUFORIA NOVAMENTE (...). SABE PAI, A GENTE QUANDO COMEÇA, ACHA TUDO RIDÍCULO E MUITO ENGRAÇADO. ATÉ DEUS EU ACHAVA RIDÍCULO. HOJE, NESTE HOSPITAL, EU RECONHEÇO QUE DEUS É O SER MAIS IMPORTANTE NO MUNDO. A VIDA DE UM DEPENDENTE QUÍMICO É TERRÍVEL E TODO JOVEM DEVE SABER DISSO, PARA NÃO ENTRAR NESSA (...). PAI ... EU SÓ TENHO 19 ANOS E SEI QUE NÃO TENHO A MENOR CHANCE DE VIVER, É MUITO TARDE PARA MIM, MAS PARA O SENHOR, PAI, TENHO UM ÚNICO PEDIDO A FAZER: ... DIGA A TODOS OS JOVENS QUE O SENHOR CONHECE E MOSTRE A ELES ESTA CARTA (...) CONTE A ELES O QUE AS DROGAS PODEM FAZER COM SUAS VIDAS. POR FAVOR, FAÇA ISSO MEU PAI, ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS TAMBÉM PARA ELES. PERDOE-ME MEU PAI ... JÁ SOFRI DEMAIS. PERDOE-ME POR FAZÊ-LO SOFRER TAMBÉM PELAS MINHAS LOUCURAS. ADEUS MEU PAI ...” (Caso verídico ocorrido no Hospital 23 de Maio, SP)

eu tb sou chovem e atuo na igreja e acho q Deus e o espírito q nos guia em todos os lugares.....

Anônimo disse...

O seu Blog está de Parabéns!

abs!

Anônimo disse...

SOU PASTOR E GOSTEI DA DISCURSÃO. POIS ESTAVA JUSTAMENTE PROCURANDO NA REDE ALGO NOVO SOBRE COMO ATYARIR JOVENS PARA A IGREJA. E PARA MIM ALEGRIA E DECPÇÃO AS IGREJA ESTÃO INVENTANDO MUITA MODA. COPIANDO O MUNDO. JÁ FUI LIDER DE JOVENS NO PASSADO. É NÃO ERA COMO HOJE. OQUE ATRAIA OS JOVENS A IGREJA ERA JUSTAMENTE A PALAVRA FIEL E VERDADEIRA E O DOUTRINEMENTO QUE ELEES RECEBIAM. POSSO NOS DIAS DE HOJE VE-LOS NAS IGREJAS E MUITOS SÃO OS PASTRORES E MESTRES DE HOJE NA igreja. SOU DE SÃO MATEUS ESPIRITO SANTO. SOU PASTOR NUMA REGIÃO DE BAIRROS PERIFERICOS E DE UMA POPULAÇÃO DE CLASSE C E D. E ESTAMOS EM GRANDE CRESCIMENTO DE NUMEROS DE MEMBROS E A MAIORIA SÃO JOVENS E ADOLESCENTES, PASTOR NILIS CASTBERG.

Anônimo disse...

OS JOVENS E ADOLESCENTES PRECISAM DE AFIRMAÇÃO E DE REFERENCIA.
NÃO ESTÃO ENCONTRANDO ISTO DENTRO DE CASA E MUITAS DAS VESES DENTRO DA IGREJA. SÃO MUITOS OS EXEMPLOS NEGATIVOS DE LIDERANÇAS.
ELES ESTÃO SE AFRIMANDO NAS DROGAS, SEXO ILICITO, NO CRIME, QUEM FICA MAIS, NA FORMAÇÃO TECNICA E SUPERIOR QUE É NESCESSARIA MAS... MAS FALTA SE AFIRMAR EM CRISTO JESUS.EXEMPLÇOS NEGATIVOS TEMOS DEMAIS, ATÉ DENTRO DAS IGREJAS. FALTA-NOS EXEMPLOS DE FIEIS NA FÉ NA PALAVRA NA ORAÇÃO.
PRECISAMOS DE REFERENCIA DE LIDERES FORTES E CONDUZIR OS NOSSOS JOVENS A SE AFIRMAR EM DEUS COMO REFUGIO, ROCHA ETERNA, SOCORRO NA HORA DAS TRIBULAÇÕES, ESCAPE NAS DIFICULDADES.
PASTOR NILIS CASTBERG -SÃO MATEUS ESPIRITO SANTO

Anônimo disse...

Sinceramente eu não acredito que o problema sejam as formas de diversão em si; usadas para atrair os jovens; a raíz do problema.
Eu venho do mundo das drogas e só tenho 19 anos. Quando Jesus me alcançou eu estava em uma rave. E nenhum irmãozinho pregou para mim.
A igreja precisa mesmo ser diferente. E a Palavra diz que a marca diferencial dos cristãos seria o amor. Isso é que está faltando. Quando o amor e a graça de Deus atingem uma pessoa, tudo nela é sacodido. E ela pode finalmente encontrar a motivação que procurava para mudar.
O que me fez deixar tudo aquilo foi notar que Deus me amava independente do que eu fazia e que o que Ele tinha para mim era muito melhor. Não foram doutrinas, nem pregações massantes. Foi o amor de Deus.
A Palavra sem o verdadeiro amor e sem a manifestação da graça não é capaz de mudar uma vida.

Nilis Castberg disse...

Todo mundo ta certo, Todo mundo ta errado. O que interessa é Jesus na veia de todo mundo. Se tá salvando gente, libertando jovens, mudando a vida das pessoas, é pór ai meu, vamo lá. BotÁ Jeus na rapaziada e deixar de lero lero. O negocio é deixar o pecado, fugi da parencia do mal e pau no burro meu. Jeus tá voltando e não dá tempo mais não meu. Vamo parti pra cima dos jovens e dizer pra eles que a unica saida é Jesus e o resto é encantamento do Bicho. Se o bicho te encantar vc tá lascado. O negocio é Jesus Cristo, oração, santidade e tapa na Cara do CÃO. É Jesus Neles e pronto. E deixa o povo criticar . Valaeuuuuuuuuuuuuuu.

Anônimo disse...

olha realmente vc tocou um ponte X com seu comentario ,não tenho nem uma duvida oque SEGURA o jovem na igreja é o amado ESPIRITO SANTO,e por razão é chamado de espirito SANTO.

Bruno Amaral disse...

Rapaz... minha historia é parecdia com a sua.. rsrs estava procurando uma imagem coerente com um post que estava preparando e a sua está perfeita. To seguindo..
Grande abraço e fica na Paz.

www.bruno-amaral.blogspot.com

Jhéssica disse...

Olha realmente esta é uma realidade de nossas igrejas.Mas como modificar? Um dos segredos é não se conformar.''E não vos conformeis com este mundo mas transformai-vos pela RENOVAÇÃO do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a BOA, PERFEITA e AGRADÁVEL vontade de Deus.

Gostei do seu bLog ....

MuI sHoW

PaZ Do sEnHoR

Anônimo disse...

Adorei o texto, quando entrei achei que ia começar a criticar as igrejas evangélicas, como muitos fazem. Mas, eu me surpreendi, tenho 14 anos e adorei o texto. Parabéns !

Anônimo disse...

É deus que faz a diferença em nossas vidas, não é roupas,baladas, movimentos, igreja a, b pastor a, b, c, mas Deus é que faz acontecer de uma forma tremenda e maravihosa!

Missionária Rosana disse...

Gostei do seu blog, parabéns Diego!

As vezes nós vemos muitos discursos lindos nutridos de fórmulas milagrosas de como lidar com a juventude principalmente nos dias de hoje. Mas a verdade é que se de alguma forma o Espírito Santo de Deus não se revelar aos corações, nada adianta. Então, seja o que for que façamos, façamos em parceria com o Espírito Santo de Deus pois ele vai nos orientar e nos ensinar a agirmos e falarmos como convém e os resultados serão produzidos e alcançados. O poder continua vindo de Deus somente.